A Evolução do Windows















Windows 3.0:

Em 22 de maio de 1990, a Microsoft anuncia o Windows 3.0, seguido rapidamente pelo Windows 3.1 em 1992. Juntos, eles vendem 10 milhões de cópias nos dois primeiros anos, tornando o Windows o sistema operacional mais usado até então. A dimensão do sucesso faz com que a Microsoft repense seus planos anteriores. A Memória Virtual melhora os gráficos visuais. Em 1990, o Windows começa a se parecer com as versões que viriam depois.

O Windows agora tem um desempenho significativamente melhor, gráficos avançados com 16 cores e ícones aperfeiçoados. Uma nova onda de computadores 386 ajuda a aumentar a popularidade do Windows 3.0. Com suporte total ao processador Intel 386, os programas se tornam perceptivelmente mais rápidos. O Gerenciador de Programas, o Gerenciador de Arquivos e o Gerenciador de Impressão chegam no Windows 3.0.






1995–1998: Windows 95: 

Em 24 de agosto de 1995, a Microsoft lança o Windows 95, estabelecendo um recorde de 7 milhões de cópias vendidas nas primeiras cinco semanas. É o lançamento da Microsoft com publicidade jamais vista. Os comerciais de televisão trazem os Rolling Stones cantando "Start Me Up" com imagens do novo botão Iniciar. O press release começa simplesmente dizendo: “Ele chegou.”



É a era do fax/modem, do email, do novo mundo online e dos incríveis jogos multimídia e softwares educacionais. O Windows 95 tem suporte integrado para Internet, rede de conexão discada e novos recursos Plug and Play que permitem instalar facilmente hardware e software. O sistema operacional de 32 bits também oferece multimídia aperfeiçoada, mais recursos de computação móvel e redes integradas.




Windows 98:

Lançado em 25 de junho de 1998, o Windows 98 é a primeira versão do Windows projetada especificamente para os consumidores. Os computadores já são comuns no trabalho e em casa, e começam a surgir os cyber cafés com acesso à Internet. O Windows 98 é descrito como um sistema operacional que é “melhor para trabalhar e jogar”.

Com o Windows 98, você encontra as informações com mais facilidade tanto no computador quanto na Internet. Outras melhorias incluem a capacidade de abrir e fechar programas mais rapidamente, além do suporte para leitura de DVDs e dispositivos USB (barramento serial universal). Outro item que aparece nessa versão é a barra de Início rápido, que permite que você execute programas sem precisar navegar pelo menu Iniciar ou procurar por ele na área de trabalho.



Windows Me: (Millennium)

Em 1998, a Microsoft disse que não haveria nenhuma versão do Windows 9x depois do Windows 98. Em maio de 1999, no entanto, a Microsoft lançou o Windows 98 Second Edition, e então anunciou uma nova versão do Windows 9x, que depois foi revelado que seu codinome iria ser Millennium. Em 2000, foi então lançado o Windows Millennium Edition (Windows ME).
Projetado para uso doméstico, o Windows Me oferece vários aperfeiçoamentos em música, vídeo e rede doméstica, além de melhorias em confiabilidade em relação às versões anteriores.


Primeiras aparições: a Restauração do Sistema, um recurso que permite reverter a configuração de software do computador para uma data ou hora anterior a um problema ocorrido. O Movie Maker oferece aos usuários as ferramentas para editar, salvar e compartilhar digitalmente vídeos domésticos. E, com as tecnologias do Microsoft Windows Media Player 7, você pode localizar, organizar e reproduzir mídia digital.


Windows 2000 Professional:

O Microsoft Windows 2000 (também conhecido como Win2k) é um sistema operacional preemptivo, gráfico e de fácil aprendizagem que foi desenvolvido para trabalhar com um ou mais processadores de 32 bits em computadores na arquitetura x86. É parte de uma linha de sistemas operacionais denominada Microsoft Windows NT e foi lançado em 17 de fevereiro de 2000, sendo o sucessor do Windows NT 4.0. 
Mais do que apenas uma atualização do Windows NT Workstation 4.0, o Windows 2000 Professional foi desenvolvido para substituir o Windows 95, o Windows 98 e o Windows NT Workstation 4.0 em todos os desktops e notebooks comerciais. Baseado no comprovado código do Windows NT Workstation 4.0, o Windows 2000 traz grandes aperfeiçoamentos em estabilidade, facilidade de uso, compatibilidade com a Internet e suporte para computação móvel.


Entre outros aperfeiçoamentos, o Windows 2000 Professional simplifica a instalação de hardware adicionando suporte a uma ampla variedade de novos dispositivos de hardware Plug and Play, incluindo dispositivos de rede e sem fio avançados, dispositivos USB, IEEE 1394 e infravermelhos.





Windows XP:

Em 25 de outubro de 2001, o Windows XP é lançado com um visual redesenhado, centrado na usabilidade, e um centro de serviços de Ajuda e Suporte unificado. O sistema está disponível em 25 idiomas. Desde a metade da década de 1970 até o lançamento do Windows XP, cerca de 1 bilhão de computadores foram vendidos no mundo inteiro.



Para a Microsoft, o Windows XP se tornará um de seus produtos mais vendidos nos anos seguintes. Ele é rápido e estável. Navegar pelo menu Iniciar, pela Barra de tarefas e pelo Painel de controle é uma experiência mais intuitiva. As pessoas estão mais conscientes sobre vírus de computador e hackers, 
mas, até certo ponto, os medos são acalmados com a entrega online de atualizações de segurança. Os clientes começam a compreender os avisos sobre anexos suspeitos e vírus. Há mais ênfase em Ajuda e Suporte.


Windows Vista:

O Windows Vista é lançado em 2006 com o sistema de segurança mais forte já visto. O Controle de Conta de Usuário ajuda a evitar que programas potencialmente nocivos façam alterações no seu computador. 


No Windows Vista Ultimate, a Criptografia de Unidade de Disco BitLocker fornece melhor proteção de dados para seu computador à medida que as vendas de notebooks e as necessidades de segurança aumentam. O Windows Vista também apresenta melhorias no Windows Media Player, pois, cada vez mais, as pessoas passam a ver seus computadores como um local central de mídia digital. Nele, você pode assistir à televisão, exibir e enviar fotos e editar vídeos.


O design tem um papel importante no Windows Vista, e recursos como a barra de tarefas e as bordas das janelas ganham um visual totalmente novo. A pesquisa ganha nova ênfase e ajuda as pessoas a encontrarem arquivos em seus computadores com mais rapidez. O Windows Vista apresenta novas edições, cada uma delas com diferentes combinações de recursos. O sistema está disponível em 35 idiomas. O botão Iniciar redesenhado aparece pela primeira vez no Windows Vista.


O Windows 7:

Windows 7 foi lançado para empresas no dia 22 de julho de 2009, e começou a ser vendido livremente para usuários comuns às 00:00 do dia 22 de outubro de 2009,
O Windows 7 é lançado para o mundo sem fio, os notebooks superam os desktops nas vendas, e torna-se comum a conexão à Internet em pontos de acesso públicos sem fio em cafeterias e em redes particulares domésticas.

                                       Ambiente Windows 7.png


O Windows 7 inclui novas maneiras de trabalhar com janelas, como os recursos de ajuste, espiada e tremulação, que melhoram a funcionalidade e tornam o uso da interface mais divertido. 

                                                      

Ele também marca o início do Windows Touch, que permite aos usuários com tela sensível ao toque navegar pela Internet, ver fotos e abrir arquivos e pastas.




Windows 8:

O Windows 8 é um sistema operacional reinventado, desde o chipset até a experiência do usuário, A Microsoft lançou o Windows 8 Developer Preview, primeiro a beta para o público, no dia 13 de setembro de 2011, sendo seguida pela versão Consumer Preview no dia 29 de fevereiro de 2012. No dia 31 de maio de 2012, foi liberada para download a versão Windows 8 Release Preview. A versão final foi lançada mundialmente em 26 de outubro de 2012.
Apresenta uma interface totalmente nova que funciona tanto com recurso touch como com um mouse e um teclado. Ele funciona como tablet para diversão e como computador completo para trabalho. O Windows 8 também inclui melhorias na familiar área de trabalho do Windows , com uma nova barra de tarefas e o gerenciamento otimizado de arquivos.


O Windows 8 apresenta uma tela Inicial com blocos que se conectam a pessoas, arquivos, aplicativos e sites. Os aplicativos são o destaque. 


Windows 8.1: 

O Windows 8.1 (cujo codinome é Windows Blue é um sistema operacional posterior ao Windows 8 (da série Windows, desenvolvida pela empresa americana Microsoft), que foi anunciado no dia 14 de maio de 2013. A sua versão final foi lançada e disponibilizada para consumidores e para o público em geral em 17 de outubro de 2013.

     




O Windows 8.1 amplia a visão do Windows 8, de fornecer uma coleção eficiente de aplicativos e conectividade em nuvem em ótimos dispositivos. Tudo o que as pessoas adoravam no Windows 8, ainda melhor.


O Windows 8.1 combina a visão de inovação da Microsoft com os comentários de clientes sobre o Windows 8 para fornecer muitos aprimoramentos e novos recursos: mais opções de personalização da tela inicial sincronizadas em todos os dispositivos, a opção de inicialização direta na área de trabalho, a Busca inteligente Bing para você encontrar o que procura no computador ou na Web, um botão Iniciar para navegar entre a área de trabalho e a tela inicial, 


além de opções mais flexíveis para visualizar vários aplicativos de uma vez em uma ou em todas as telas. Também há vários novos aplicativos nativos, como o Bing Receitas e Bebidas e o Bing Saúde e Bem-estar, além de ótimos utilitários, como Lista de Leitura, Calculadora e Alarmes. Muitos dos excelentes aplicativos fornecidos no Windows 8 estão de volta, ainda melhores, tornando sua experiência muito mais agradável desde o início.


Windows 10 é um sistema operacional da Microsoft, contrariando as expectativas de que o software se chamaria Windows 9.
 A primeira versão de testes pública foi lançada a 1 de outubro de 2014 e apresentou uma série de mudanças em relação ao seu predecessor, o Windows 8.1. Entre elas, estão a volta do menu Iniciar, múltiplos ambientes de trabalho, novo navegador (Microsoft Edge), aplicativos renovados (Foto, Vídeo, Música, Loja, Outlook, Office Mobile e até o Prompt de Comando) e da união das múltiplas plataformas (inclusive o app Xbox). Além das mudanças, a Microsoft anunciou que disponibilizará a nova versão do Windows tanto para quem utiliza o original tanto para quem utiliza o pirata. Porém, os utilizadores com o sistema pirata não terão direito a suporte da marca. Este sistema operacional é o NT 10.0, saltando do 6.3 do Windows 8.1.


O Windows 10 recebeu, em grande parte, análises positivas, desde sua data original de lançamento em Julho de 2015; os críticos elogiaram a decisão da Microsoft de eliminar algumas das mecânicas introduzidas no Windows 8, bem como a adição de um ambiente mais direcionado ao uso em computadores desktop, muito igualmente as versões anteriores do Windows, não obstante que a interface de touch do Windows 10 foi criticada por possuir diversas regressões em comparação à interface touch do Windows 8. Os críticos também elogiaram os melhoramentos do software integrado com o Windows 10 em comparação ao 8.1, a adição da integração com o Xbox Live, 


bem como as funcionalidades e capacidades do assistente pessoal do Cortana, e a substituição do Internet Explorer pelo Edge - apesar de que o navegador foi também criticado por ser incluso ainda em desenvolvimento.







0 comentários:

Postar um comentário